terça-feira, 11 de junho de 2013

Resumo do Filme "A Odisséia"

A Odisseia

Geovana Alves de Freitas


A Odisséia é um romance de Homero, trata de questões cotidianas, da convivência com as divindades do Monte Olimpo, ora pacífica ora conflituosa, entre deuses e mortais. O ponto central de romance não é a saída, mas principalmente do retorno de Odisseu à Itaca. Convocado para participar da Guerra de Tróia, Odisseu sai de sua casa no dia do nascimento do seu filho Telêmaco; ele deixa seu filho e sua esposa Penélope, por quem era perdidamente apaixonado; e será por causa do amor de sua mulher e de seu filho que o manterá vivo e trará de volta para casa. Na despedida ela pede à Penélope que prometa que se lês não voltar até dia que seu filho tiver a primeira barba, ela deve casar-se novamente.
Odisseu parte para a Tróia, e depois de muitas lutas, vencem os troianos de uma forma muito sábia. Fizeram um cavalo com as madeiras das embarcações, colocando no interior do cavalo os melhores guerreiros, e dizendo ao rei de Tróia que era um presente dos deuses; ao anoitece, já dentro dos muros da cidade, descem e surpreendem os troianos, matando-os e colocando fogo na cidade. Depois de vencida a guerra Odisseu comemora a vitória a margem do mar desafiando o poder dos deuses dizendo que venceu sem a proteção de nenhum deles. Furioso, o deus do mar Posídom promete que ele nunca mais chegara à sua casa e que ficara perdido em suas águas. Odisseu passou por diversas intempéries no oceano, lutando com monstros mitológicos, sendo aprisionado por deusas, lutando com gigantes, passando até mesmo pelo inferno. Odisseu e seus soldados permanecem no oceano por 17 anos. O que fez com que Odisseu chegasse em casa depois de muitos anos, foi seu reconhecimento, que sem os deuses o homem não é nada. Ele reconhece que é apenas um homem, nada mais e nada menos. 

 



Quando Odisseu chega a Itaca, ele se disfarça de mendigo, exatamente no dia em que sua esposa deveria escolher um novo pretendente. Após vários episódios é reconhecido pela ama por causa de uma cicatriz, ela lhe prometeu sigilo. Para casar-se com a rainha, os pretendente deveriam arrumar a corda no o arco de Odisseu, mas nenhum deles consegue, somente Odisseu que depois de arrumar seu arco, volta a ser como antes, e reconhecido por todos, e com o próprio arco, elimina um por um dos pretendentes de sua esposa. Odisseu é reconhecido pela sua fiel esposa Penélope e promete nunca mais abandonar seu reino.
Ulisses é um exemplo de coragem e perseverança, pois diante das dificuldades da vida, não desanima, nem desiste, mas renova suas forças no amor por sua família e é esse amor que o levará de volta para casa. Também nós passamos por muitas intempéries na vida, mas nossas motivações devem ser sempre renovadas através dos nossos sonhos, das nossas buscas, e a felicidade deve ser nossa principal meta. O mundo nos apresenta diversos desafios que fazem com nós nos vejamos como fracassados, sem perspectivas, e com facilidade, desistimos dos nossos ideais, caímos nas “mesquinharias” deixando de lado todo o nosso potencial acreditando que somos incapazes. Pelo contrário, ante a essa realidade, precisamos erguer nossa cabeça, renovar nossos ânimos, olhar para um novo horizonte e acreditar que é possível vencer. Só assim poderemos saborear a vida e tudo o que ela nos apresenta de forma consciente, madura, permeada de felicidade.


Este texto pertence ao site  http://freitasphilosophia.blogspot.com.br/2008/03/resenha-do-filme-odissia_07.html

25 comentários:

  1. Excelente resumo, gostei muito da forma de abordar o assunto e também da conclusão, vi o filme e achei muito interessante e bem elaborado. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fofa se seu comentário seu homofobico racista opressor nazista

      Excluir
  2. estou pesquisando isso para um trabalho da E.E.Professor Domingos Ornelas com a prof:michele

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tem umas coisas erradas Aí
    *É Poseidon não posidom 😂

    ResponderExcluir
  7. Valeuuuuu pesquisei isso para fazer um resumo de artes

    ResponderExcluir
  8. Desculpa mas eu não achei em qe tempo se passa(época)

    ResponderExcluir
  9. Espero que vocês tenham arrumado esses erros

    ResponderExcluir